(11) 3743-7952 / (11) 3743-7990 / (11) 2308-1991
Aberto todos os dias, 24 horas.

 

Intensivismo
 
O paciente proveniente do atendimento em nosso hospital ou encaminhado por colega Veterinário é recepcionado por nossa equipe clínica, e após avaliação completa, verifica-se a necessidade desse paciente ser encaminhado para a internação e suas necessidades iniciais. Nos casos de encaminhamento, as decisões são tomadas juntamente com o veterinário colega. 

Internação é o local de permanência dos pacientes os quais os cuidados de saúde não podem ser administrados em regime ambulatorial ou domiciliar. No Centro Veterinário Butantã (CVB) dispomos do serviço de internação semi-intensiva que compreende uma estrutura hospitalar dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de recuperação. Além desses paciente, realizamos o acompanhamento de pacientes de pós operatório, pacientes que necessitem de controle de dor ou cuidados paliativos. O profissional que se dedica a esta modalidade de atendimento chama-se intensivista. 

O CVB preocupa-se com o cuidado humanizado do começo ao fim do processo de internação. A unidade de internação conta com toda a estrutura física e os equipamentos técnicos necessários para os cuidados do paciente, além de, possuir uma equipe multidisciplinar de excelência e suporte de especialistas de cada área, proporcionando conforto e tranquilidade para pacientes e seus tutores. Durante a permanência do paciente na internação, ele é acompanhado por dois veterinários intensivistas a cada período, 24 horas por dia, além da equipe de enfermagem e de altas doses de carinho. No setor de cães dispomos de leitos (baias) individuais e ambiente climatizado. No setor de gatos possuímos leitos individuais e ambiente climatizado com 'Feliway', para minimizar o estresse e propiciar mais conforto. Cada paciente possui bombas de infusão individuais que controlam a fluidoterapia e demais fármacos que o paciente necessite. Não dispomos de ambiente para isolamento específico e tratamento de doenças infecto-contagiosas, essa avaliação é dada pelo veterinário clínico.

Estão inclusas em nossa diária a maioria dos analgésicos, antibióticos, anti-arrítmicas, anti-eméticos, anti-inflamatórios, diuréticos, fluidoterapia, protetores gástricos, vasopressores, acompanhamento Veterinário e de enfermagem 24 horas, coleta de exames, curativos, colocação de sonda nasoesofágica, nasogástrica (com confirmação por raio-x) e uretral, oxigenioterapia com sonda nasal, monitoração eletrocardiográfica (monitor cardíaco), ultrassom fast torácico e abdominal (realizado pelo intensivista), monitoração transfusional, alimentação (microcentral e ração seca), avaliação de hematócritos diários (s/n).

Na admissão do paciente, ele também tem direito a uma glicemia, uma dosagem de corpos cetônicos (s/n) e uma hemogasometria com dosagem de eletrólitos, também inclusos na diária, para dar início à terapia de forma individualizada.

Dispomos de um laboratório completo, serviços de imagem (raio-x, ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma) e especialidades à disposição para complementar o tratamento dos pacientes durante a internação. Exames complementares, consultas com especialistas, anestesias, cirúrgias e medicamentos que não estão inclusos e gerem custos adicionais, serão feitos mediante autorização prévia dos tutores.

Caso haja um veterinário que encaminhou ou que já realizava acompanhamento do paciente, nós realizamos o contato com o mesmo diariamente afim de discutir o caso e trabalhar em conjunto, decidindo os exames necessários para elucidar o diagnóstico e acompanhar a evolução clínica, assim como, o melhor tratamento para o paciente. 

As informações sobre o estado clínico do paciente são dadas pessoalmente durante o período de visita (agendada previamente na recepção) e em contatos telefônicos, diretamente com o veterinário intensivista. Possuímos três horários para contato telefônico de segunda a sexta feira e dois horários de contato aos finais de semana e feriados, informe-se na recepção.

Visamos durante o período de internação que o paciente seja tratado com ética, segurança e profissionalismo. Para isso oferecemos um serviço de qualidade, completo, com conforto, carinho, minimização da dor e do estresse tendo sempre em vista uma boa recuperação, sucesso no tratamento e um período de internação breve. 
  • Endereço:
  • Rua Dom Henrique Mourão, 261 - Butantã
  • CEP 05537-020 - São Paulo-SP [ver mapa]
  • Newsletter:
by Redbit