(11) 3743-7952 / (11) 3743-7990 / (11) 2308-1991
Aberto todos os dias, 24 horas.

Como funciona a ultrassonografia abdominal na Medicina Veterinária?

ULTRASSONOGRAFIA VETERINÁRIA

Para a realização do exame ultrassonográfico abdominal, o paciente será posicionado dorsalmente (barriga para cima), não sendo possível a realização do exame com o paciente em pé, pois tal posicionamento dificulta a correta avaliação das estruturas abdominais. É necessário a realização de tricotomia (remoção dos pêlos da região) com uma máquina de tosa, pois os pêlos impossibilitam a formação da imagem e consequentemente a realização deste.

O gel utilizado durante a realização do  exame é composto de água em sua formulação, não sendo este  prejudicial para a saúde do paciente. O tempo de duração é de aproximadamente 20 minutos, podendo variar de acordo com o temperamento do paciente. Animais agitados ou assustados tendem a se mexer mais durante o exame, aumentando assim o tempo do exame.

O laudo do exame ultrassonográfico é liberado após 15 a 20 minutos da finalização do exame.

O exame ultrassonográfico visa a visibilização de estruturas abdominais como rins, fígado, adrenais, pâncreas, trato reprodutor (útero, ovários, prostata e testículos), trato urinário (rins e bexiga) e digestivo (estômago e instetino). Possui limitações quanto ao funcionamento correto de algumas estruturas (função renal e hepática) e quanto as formações em órgãos serem malignas ou benignas, na maioria das vezes essas alterações necessitam de outros exames mais específicos para poderem ser avaliadas de maneira adequada.

AGENDE SEU EXAME: (11) 2308-1991 

Preparo para a realização do exame:

- JEJUM ALIMENTAR DE 12 HS

- ÁGUA PODE SER OFERECIDA A VONTADE

- EVITAR QUE O PACIENTE URINE 2 HORAS ANTES DO EXAME

* PARA FILHOTES E PACIENTES DIABÉTICOS - CONSULTAR O JEJUM 

 

 

 


Categoria: Orientações

Publicado em:

  • Endereço:
  • Rua Dom Henrique Mourão, 261 - Butantã
  • CEP 05537-020 - São Paulo-SP [ver mapa]
  • Newsletter:
by Redbit