(11) 3743-7952 / (11) 3743-7990 / (11) 2308-1991
Aberto todos os dias, 24 horas.

A importância da vacinação em cães e gatos

Vacinar seu animal é extremamente importante, é um método eficiente contra as doenças infecciosas, pois o seu animal ficará imune sobre essas doenças. As que podem afetar os cães, que poderiam ser evitadas com a vacinação polivalente, são elas: cinomose, parvovirose, adenovírus tipo 2, coronavirose, parainfluenza, leptospiroses. Existem outras vacinas, que serão aplicadas, dependendo do tipo de vida que o animal leva, são elas: vacina contra bordetella e giárdia, e ainda contra a Leishmaniose. E as doenças que podem afetar os gatos, se não vacinados, são: panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose e existem outras vacinas para os gatos que são dadas de acordo com o tipo de vida que o animal leva.  E tanto para cães e gatos, a vacina anti-rábica (contra a Raiva), é obrigatória pela Organização Mundial da Saúde. Se você tiver planos de viajar com seu animal de estimação, ou hospedar-se em hotéis, que aceitem animais, creches para o animal passar o dia, as vacinas podem ser exigidas pelo estabelecimento, mas também protegem o seu companheiro de contrair doenças contagiosas de outros animais, assim como disseminar involuntariamente a infecção. Se o seu animal de estimação contrair uma doença, pode ser muito difícil de tratar. A boa notícia é que a maioria das doenças é facilmente evitável através da vacinação de rotina. Outra grande necessidade de se vacinar os animais, é por saúde pública, o que diz respeito a zoonoses que são doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos como: leptospirose e raiva, doenças extremamente graves. Para que o animal seja vacinado corretamente, é necessária uma avaliação prévia do Médico Veterinário, o único profissional habilitado e com conhecimento para tal avaliação, o animal deve estar livre de infecções, inflamações, verminoses, pulgas, carrapatos, em suma, o animal deve estar saudável para receber um programa de vacinação específico.

Resultado de imagem para vacinação

Adaptado por:

M.V. Luciana Lazar Metran (Clínica Médica)

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi

Curso de extensão em Clínica e Cirurgia de pequenos animais na Universidade de Santo Amaro

Realizou consultoria para World Animal Protection ministrando palestras

Atualmente ministra palestras em escolas estaduais, municipais e particulares para crianças de 3 a 10 anos.

Atua no serviço de cirurgia em campanhas de castração para animais carentes.

Faz trabalho voluntário e atua como responsável técnica da Associação Paulista de Auxílio aos Animais.

Artigo publicado: EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A GUARDA RESPONSÁVEL DE CÃES E GATOS na obra Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional volume 12 - Editora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Refêrencias Bibliográficas

Revista Veterinária - http://www.revistaveterinaria.com.br/importancia-da-vacinacao-dos-animais-domesticos-caes-e-gatos/ https://www.hartz.com/importance-vaccinating-cat-dog/

Categoria: Artigos

Publicado em: